“Almoço básico” entre amigos no Giuseppe Grill.

2013-01-12 16.20.50
Sábado anterior (13/Jan), me reuni com alguns amigos no restaurante Giuseppe Grill, lá no Leblon, para dar início aos trabalhos de 2013. A mesa era comporta pelos amigos Sérgio Cardoso, o homen do Tondonia Gran Reserva Rosado 2000, Jandir Passos, o cidadão do Seña 1997 e Pedro Portugal como seu Seña safra 2003. E eu, junto ao amigo Jandir, com o Ardanza Reserva 1989.

 

Escolhemos o Restaurante Giuseppe Grill pela qualidade da Carne, serviço (que é excelente) e simpátia do Staff. Em especial ao Metri Didi Ribeiro. Agradecemos imensamente pela recepção. A comida e o ambiente estavam fantásticos!

E quanto ao vinhos, bem, vamos lá!
Começando pelos espanhóis.

1- Viña Tondonia Rosado Gran Reserva 2000. 12,5%
Elaborado com 60% Garnacha, 30% Tempranillo, 10% Viura e mais alguns aninhos de envelhecimento sem filtragem. O primeiro a entrar na roda foi este belíssimo rosado da Tondonia, que aliás dispensa apresentações, apresentava uma cor casca de cebola, meio âmbar. Nariz intenso de flores, frutas secas, romã, especiarias e um leve toque de mel. Um bouquet complexo. Na boca, uma bela acidez, frescor, suavidade e persistência. Um rosé de qualidade e muito diferente do que encontramos por ai… Surpreendente. YYYY. $$$. Beber até 2015.

2013-01-12 14.24.32
2- Viña Ardanza Reserva 1989. 13%
Sem dúvida alguma, o vinho do dia. Corte de 70% Tempranillo,  25% Garnacha e 5% de  Mazuelo e Graciano. 42 meses de envelhecimento e mais alguns anos de guarda. O vinho estava límpido, brilhante, seguido de um vermelho cereja com reflexos acobreados. Nariz perfumado, complexo e persistente, algo encantador no ar. Na boca é elegante e refinado, com um sabor marcante, acidez gostosa e taninos sedosos. Os vinhos de La Rioja Alta dificilmente decepcionam. É o tipo de vinho que te deixa marcas. Incrível. Decantar por mais de uma hora. YYYY. $$$$. Pronto para beber.
2013-01-12 14.24.15

3- Seña 1997. 13,5%
Entre as duas garrafas degustadas do senhor Eduardo Chadwick, esta é a que estava pronta, na minha opinião. O vinho apresentava uma cor rubi, revelando um halo castanho. Nariz complexo com notas de frutas negras, torrefação, chocolate e algumas especiarias. Boca equilibrada, com boa fruta, taninos macios e ainda bem vivos. Harmonizou muito bem com o Ojo de bife acompanhado com legumes assados. Acidez gostosa e uma bela persistência gustativa, proporcionando um vinho complexo e elegante. Bom potencial de guarda. Decantado por uma hora. YYYY. $$$$. Beber até 2015+

2013-01-12 14.25.46

4- Seña 2003. 14,5%
Vinho escuro, vermelho com reflexos granada. Decantado por uma hora, o bouquet exalava notas primarias de fruta madura, pimentão, vegatais, chocolate e especiarias com um toque de baunilha. Na boca, ainda tânico, taninos marcados. É um vinho vigoroso e com ótima persistência. Um pouco quente, mas sem comprometer muito o equilibrio do vinho. Precisa de alguns anos de guarda para melhorar. YYYY. $$$$. Beber até 2018+
2013-01-12 14.26.03
Depois desta “mini vertical”, tivemos uma pequena noção da evolução deste ícone chileno. Que para alguns, decepcionou um pouco ali e aqui. Faz parte!Como ainda não tinha bebido o Tondonia Rosado, este foi um vinho que me pegou de surpresa. Gostei muito. E sobre o Ardanza Reserva 1989, sem palavras! Simplesmente excelente!Galera, valeu pelo almoço!
Marcaremos outro em breve.

Jandir Passos e Sergio Cardoso

Jandir Passos e Sergio Cardoso.

Pedro Portugal e Marcelo Andrade
Pedro Portugal e Marcelo Andrade.

Saúde!
Marcelo Andrade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.