Casa cheia no Circuito Brasileiro de Degustação – Rio de Janeiro

Mais de 300 pessoas estiveram presentes no evento que aconteceu no Iate Club do Rio, no último dia 4. Onde mais de 25 vinícolas de diferentes regiões do Brasil foram prestigiadas.

No giro pelo país, em 2013, o Circuito percorrerá 10 cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O Circuito Brasileiro de Degustação

Com o objetivo de levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito de Degustação é a oportunidade de reunir grupos de vinícolas para promoverem seus produtos em diferentes cidades do país.

As vinícolas presentes na edição carioca do Circuito Brasileiro de Degustação:

Aracuri Vinhos Finos, Casa Valduga, Casa Venturini Vinhos Finos, Casa Geraldo Vinhos Finos, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno do Brasil, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Lidio Carraro, Vinícola Boutique, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Natural Products, Pericó Vinhos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Quinta da Neve, Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinícola Aurora, Vinícola Dezem, Vinícola Don Abel, Vinícola Hermann, Vinícola Perini, Vinícola Peterlongo, Vinhedo Routhier & Darricarrère, Vinícola Salton, Vinícola Sinuelo, ViniBrasil e Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.

Os vinhos

No evento, podemos destacar alguns brancos de excelente qualidade, meu foco na degustação. Desta vez, deixei os tintos de lado para avaliar os nosso brancos, que por incrível que pareça, são complicados de achar na mesma proporção dos tintos… Mas os tintos tiveram a sua hora com a Perini que vou citar mais adiante…

Destaque para o Aurora Chardonnay Pinto Bandeira 2011. Um breve passagem em madeira (3 meses). Notas de frutadas e florais. Bom corpo, presença de acidez e uma sensação de frescor no final…Bom vinho. $. YY. Pronto para beber.

Outro branco interessante Plume Chardonnay Pericó 2012. Um delicioso chardonnay catarinense. Notas de frutas tropicais, baunilha e toque de ervas. Na boca tem boa acidez, fresco e uma boa persistencia gustativa. Um vinho diferente, gostoso é fácil de beber. Um belo chardonnay. $ YYY. Pronto para beber.

Quinta do Seival Alvarinho 2011, um vinho com intensidade aromática, onde expressa notas adocicadas de flores e frutas, seguidas de notas herbáceas ao fundo. No boca, estrutura mediana, bom frescor, resultante de uma boa acidez. Final persistente o longo. Vinho agradável, fácil de beber. $. YYY. Pronto para beber.

E para não dizer que não dei chance aos tintos, aqui vai um!

Perini Quatro 2009. Uma edição limitada de apenas 4 mil garrafas de um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Ancellotta. Com 9 meses em barricas de carvalho francês, o vinho se mostra opaco, com boa densidade. Notas complexas remetendo frutas maduras (amoras e morangos), baunilha, café e especiarias. No paladar, bom corpo, elegante, boa estrutura, álcool equilibrado (12%), frutado, confirmando o nariz. Só acho que ficou devendo um pouquinho de acidez… $$. YYY. Pronto para beber.

Agradeço a organização do evento pelo convite. Até a próxima!

 

Saúde!

Marcelo Andrade

Anúncios

4 opiniões sobre “Casa cheia no Circuito Brasileiro de Degustação – Rio de Janeiro

    • Olha! O evento bombou!
      Muita gente prestigiando o vinho nacional. Foi muito bacana!
      Esse evento acontece todos os anos. Não deixe de ir no próximo!

      Saúde!
      Marcelo Andrade

      Curtir

    • Ola Mônica,
      Ao lado do post, coluna da direita, tem uma legenda. Mas eu publico aqui para vc…rsss. Abs!

      AVALIAÇÃO
      Y Y Y Y Y 95-100 pts.
      Y Y Y Y 90-95 pts.
      Y Y Y 85-90 pts.
      Y Y 80-85 pts.
      Y 75-80 pts.

      COTAÇÃO

      $ – Até 100,00
      $$ – Até 200,00
      $$$ – Até 300,00
      $$$$ – Até 400,00
      $$$$$ – Até 500,00 ou +

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.