O que é clarificação? Parte II

Filtragem

Na primeira parte vimos o que é colagem. Na segunda, veremos parte do processo de clarificação do vinho.

A Filtração

A filtração é uma técnica de clarificação do vinho que consiste em passar o vinho turvo através de uma camada ou meio filtrante, com porosidade reduzida. Existem vários tipos de filtros para vinhos, todos eles baseados em adsorção ou tamisação. Nos vinhos turvos, com impurezas de grande dimensão, utilizam-se filtros pelo princípio de tamisação, como os filtros com camada de terra diatomácea depositada sobre um suporte poroso.

Veja alguns tipos:

Aas partículas em suspensão são eliminadas, passando-se o líquido por elemento filtrante. Isso deixa o vinho tinto ou branco límpido e brilhante.

Os filtros são classificados em três categorias: Filtro à terra, Filtro à placa e Filtro de membrana. Cada um com um papel específico no processo de filtragem.

Filtro a “terra”- Utilizado para preparação antes do engarrafamento do vinho tinto.

Filtro à placa – Utilizado para esterilizar o vinho, pois ele deve estar bem limpo. Caso contrário, seu rendimento será baixo.

Filtro de membrana – Esse tipo de filtro – instalado na entrada da enchedora, antes do engarrafamento – é utilizado para eliminação de leveduras e bactérias.

Para um vinho quase limpo, que se pretende tornar límpido e brilhante, utiliza-se filtro com princípio de adsorção. Como exemplo deste tipo, o filtro de placa de celulose-amianto ou de celulose somente. Nesse tipo de filtro, existem placas esterilizantes que permitem reter os microrganismos (leveduras e bactérias). A grande vantagem da filtração sobre a colagem é a de clarificar o vinho mais rapidamente e de forma mais segura.

A filtração é superior à colagem do ponto de vista de se obter limpidez imediata, ao passo que a colagem é superior quanto à estabilidade da limpidez, pois permite a separação até de suspensões coloidais. A melhor técnica de clarificação de vinho é realizar uma colagem sucedida de uma filtração.

Uma observação!
Muitos vinhos não são filtrados para manter todo o sabor. Esta decisão fica a cargo de cada produtor.

 

Saúde!
Marcelo Andrade

Foto: Divulgação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.