Quem gosta de café?

Além do vinho, sempre gostei de um bom café no final de uma degustação. Quem não gosta?

Como consultor de vinhos, me sinto na obrigação de possuir uma visão mais ampla no que diz respeito a outras bebidas. E isso inclui o bom e velho café!

O nosso país, ao contrário do vinho, é um grande e excelente produtor de café. Brasil, Colômbia, México, Guatemala, Indonésia, Vietnã, Costa do Marfim, Índia, Uganda e Etiópia, são os principais produtores da bebida. O Brasil é líder mundial nas exportações do produto com cerca de 32% do mercado internacional. Em relação ao mercado consumidor, somos o 2° país do mundo, atrás apenas dos EUA.

Desde 2009, a produção de cafés especiais no Brasil mantém o ritmo de crescimento de 10% a 15% ao ano. Na safra deste ano, que deve somar 50 milhões de sacas, quatro milhões irão corresponder a cafés especiais. Deste volume, 3 milhões serão exportadas para os Estados Unidos, Japão e Europa e 1 milhão serão voltadas para o consumo brasileiro, de acordo com dados da associação do setor, a Brazil Specialty Coffee Association (BSCA).

O cafezinho – devido aos efeitos benéficos do café – é um complemento que muitos consideram indispensável em uma refeição. O que faz o café importante ao término de uma refeição é, primeiro, o seu efeito sobre as glândulas do aparelho digestivo. Ele provoca a superprodução de suco gástrico e isto facilitará a digestão depois de uma refeição. Em segundo lugar, combate a sonolência que a digestão tende a provocar, e estimula o diálogo.

E como apreciador de café, acho que para apreciar a bebida de forma correta e descomplicada, podemos curtir este prazer em casa mesmo. Mas para isso é necessário um máquina de café expresso decente.

Mas Marcelo, isso custa muito caro! Nem sempre! Hoje no mercado, podemos encontrar máquinas excelentes, com preços convidativos e de boa qualidade. Máquinas de café expresso para a casa são imprescindíveis para quem adora a bebida.

Requisitos importantes.

Escuro, forte e acompanhado de uma pequena espuma, o café expresso surgiu na Itália no início do século XX e seu preparo é feito basicamente com a passagem de água muito quente sob alta pressão pelo pó de café.

A maioria das máquinas possui porta-filtro, aquela parte removível onde vão os saches com pó de café, por onde passa a água quente. Outras possuem um compartimento para adicionar o café, solúvel ou em grãos (esta última é bem mais cara). Em todas elas, é importante pesquisar a que temperatura chega a água (90°C é o ideal) e a pressão máxima a ser alcançada (15 BAR é o ideal). O “bar” que vem descrito em algumas especificações, nada mais é do que uma unidade de pressão. Quanto maior, melhor!

Hoje, os valores destas máquinas variam de R$ 250,00 a R$ 2.000,00. Modelos para todos os gostos e bolsos também. Para começar, indico a máquina de café moído. O custo é menor e o tamanho do equipamento também na hora de alojar em casa. A qualidade é excelente.

Claro que um bom produto (café) conta muito nessas horas. Por isso, aqui vai algumas dicas e marcas de bons produtores nacionais.

Uma observação!

Exitem mais de três tipos de café, mas eu darei como exemplo apenas três: Café Arábica, Café Robusta (ou Conilon) e Café Libérica. O Arábica é considerado de melhor qualidade. Seu aroma é intenso e oferece grande variedade de sabores.

Produtores

– Café Orfeu: tipo arábica, intenso, equilibrado, pode ser encontrado em grãos ou moído, Sul de Minas.

– Café Santo Grão: tipo arábica, em grãos, Sul de Minas.

– Café Santa Rosa: 100% arábica, 1.100 metros de altitude, intenso, pode ser encontrado em grãos ou moído, Sul de Minas.

– Café Madame D’orvilliers: tipo arábica, intenso, encontrado em grãos ou moído, Cerrado Mineiro.

– Café Baronesa: tipo não divulgado, corpo de médio para alto, intenso, grãos ou moído, Altinópolis, São Paulo.

Saúde!

Marcelo Andrade

Foto: Divulgação.

Anúncios

Uma opinião sobre “Quem gosta de café?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s