E a tal uva Garnacha?

Foto divulgação

Podemos dizer que o interesse pela Grenache (ou Garnacha) cresce à a cada ano. Hoje é a segunda variedade mais cultivada em todo território Espanhol. Só perde para a Tempranillo.

A Garnacha é uma das variedades mais cultivadas no mundo e se adapta bem ao clima quente e seco, sendo utilizada na produção de vinhos em boa parte dos países produtores.

Os vinhos produzidos com este uva são “apimentados”, com aromas de frutas negras, taninos macios e teor alcoólico relativamente alto. Mas a acidez é basicamente moderada. Os taninos e cor também não são o ponto forte desta uva, que normalmente é utilizada em cortes com outras variedades como Syrah, Carignan e Cinsault, principalmente na França e na Espanha.

Na região Sul, no vale do Rhône, faz parte do assemblage do Châteauneuf-du-pape onde costuma representar em torno de 80% do corte. Na Espanha, principalmente na região de Aragão e Navarra (e Rioja também), a mesma entra em corte tendo como companheira a uva Syrah.

A Grenache é uma das variedades que mais se beneficiaram com a entrada da tecnologia nas caves. Devido ao controle da temperatura utilizado nas vinificações, com uma elaboração mais eficaz, capaz de aumentar a carga frutal e por vezes notas florais. A mesma proporciona notas florais mais límpidas e intensas que a Tempranillo por exemplo, variedade mais plantada na Espanha.

Com isso, o vinho elaborado com esta uva se tornou-se mais palatável, de cor um pouco mais escura, com notas doces e uma persistência incrível.

Grenache, Cannonau, Alicante ou Garnacha não importa. O que importa é qualidade e exuberância de seus vinhos.

Saúde!
Marcelo Andrade

Foto: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s