A “CAE” E OS VINHOS DA TAÇA DE ELITE 2013.

Em mais uma degustação, a CAE degusta alguns dos melhores rótulos do mundo. Entre os vinhos degustados, algumas figuras carimbadas e também novidades que agradaram a todos.  Vinhos jovens, maduros e complexos em uma prova diversificada.

É o estilo velho mundo agradando e surpreendendo a todos nesta mais nova e bela avaliação da Confraria das Águas Escondidas.

OS VINHOS

Para começar os trabalhos e esquentar os motores, um Champagne Veuve Clicquot Ponsardin Rosé!

– Domaine du Collier La Charpentrie 2008, Loire/França.
Vinho elaborado pelo produtor Foucault e Fils, numa pequena área de 4 ha, dos quais apenas 2,5 de Chenin Blanc de vinhas velhas. O Charpentrie é um vinho biodinâmico, de longa guarda (+12 de anos). 50% do vinho é envelhecido por 30 meses em barricas de carvalho. Um vinho límpido, mineral, de bom corpo, notas complexas e persistente. Um excelente Chenin Blanc, digno de qualquer adega. YYYY. Beber até 2016+

– Amarone Bertani 1988, Valpolicella Clássico/Itália,
Vinho da região de Valpolicella Classico. Corte de Corvina e Rondinella, proveniente de um vinhedo de 5.000 hectares desde 1958. Estágio de 6 anos em barrica de carvalho Sloveno e mais 12 meses em garrafa. Este jovem de 25 anos foi a grande sensação da prova. Visual límpido, bouquet complexo de frutas secas, couro, fumaça. Acidez presente, taninos finos e aveludados. Excelente equilíbrio. Considerado o melhor vinho da degustação! YYYYY. Pronto para beber.

– Chateau Beychevelle 1990. Bodeaux/França.
Vinho produzido pelo Chateaux Beychevelle em Saint-Julien. Um 4nd. Grand Cru Classé. Corte de 60% Cabernet Sauvignon, 28% Merlot, 8% Cabernet Franc e 4% Petit Verdot. No visual, cor granada, turvo. Bouquet intenso e persistente, notas terciárias, boca com taninos macios e uma leve acidez. YYY. Pronto para beber!

– Chateau Cheval Blanc 1997, Bodeaux/França.
O Château Cheval é um Premier Grand Cru Classé A de Saint-Emilion Grand Cru. Blend de Merlot e Cabernet Franc. Na minha opinião, um vinhaço! Visual límpido, brilhante. Bouquet floral, sedutor, com toques de frutas vermelhas, madeira especiarias. Na boca é um vinho elegante, sedoso, delicadamente complexo e persistente. Incrível! Um dos melhores da minha opinião. YYYY. Beber ou guardar até 2015+

– Bodegas Vega-Sicilia Unico 1990, Ribera del Duero/Espanha.
Um blend de 80% Tempranillo e 20% Merlot. Após a fermentação foudres de madeira de 18.000 a 20.000 litros de capacidade, o mesmo permanece dois anos. Em seguida, 18 meses em barricas novas de carvalho e 48 meses em barrica usada. Engarrafado e comercializado em 2000 e 2001. Na minha opinião, o melhor vinho da degustação. Cor escura, atijolado. Notas complexas de ameixas secas, cassis, cedro, couro, terra úmida e especiarias doces. Um vinho de textura sedosa, de acidez cativante, com um belo acabamento e final marcante. Um vinho para durar décadas.  YYYYY . Beber ou guardar até 2015+

– Chateau D’Yquem 1981, Sauternes/França.
Sauternes 1er Cru Supérieur. Assemblage de 80% Sémillon e 20% Sauvignon Blanc “botrytizadas”. Este é um vinho mesmo em que a safra não seja excepcional, você acaba ficando completamente impressionado pela qualidade. Complexidade e concentração é um ponto marcante deste vinho, mas sua limpeza no nariz é fantástica. Notas de botrytis, tangerina, própolis, baunilha e maracujá. Na boca, além do sabor equilibrado e sedoso, o vinho apresenta notas picantes, gengibre e baunilha. Final de boca complexo e persistente. Um néctar! YYYY. Pronto para beber.

Saúde!
Marcelo Andrade

Fotos: Marcelo Andrade

Anúncios

2 opiniões sobre “A “CAE” E OS VINHOS DA TAÇA DE ELITE 2013.

    • Prezada Alessandra, aconteceu mesmo. Essa degustação acontece todo ano. Basta procurar pelo nome Taça de elite no blog. Vai aparecer várias degustações…

      Ainda tem a Top Wines, um subgrupo da CAE onde só degustamos vinhaços a cada quatro meses…

      Abs,
      Marcelo Andrade

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s