Vertical Lote 43

No último sábado como já era do conhecimento de todos, fechamos o ano com uma bela degustação vertical do Lote 43. Um ícone do grupo Miolo e talvez um de seus melhores vinhos.

A degustação realizada no Cervejaria Noi (Itaipú) foi tranquila e com gratas surpresas durante a análise dos vinhos. Vamos lá!

As safras foram: 1999, 2002, 2004, 2008 e 2011.

Todos os vinhos foram servidos sem decantação!

Miolo Lote 43 1999

Cor mostrando bom envelhecimento (tijolo),12,5% de álcool, um pouco turvo. Notas herbáceas, frutas secas, amadeiradas (cedro e serragem )deixando o vinho com um bouquet deselegante. Taninos suaves e acidez compatível como tempo. Inteiro, mas não agradou ao time. Pronto para beber. $. YYY.

Miolo Lote 43 2002

Boa coloração com reflexos granada, boa limpidez. Notas aromáticas de que lembram 1999 com algo de couro a mais. Na boca, um vinho macio, com mais atitude que o anterior, fresco e longo. Mas ainda remetia as técnicas de elaboração do 1999. Pronto para beber. $. YYY.

Miolo Lote 43 2004

Um alteração radical no estilo do vinho. Cor rubi, brilhante e límpido. Notas de frutas maduras, especiarias doces e caramelo. Na boca, um vinho macio, amplo, estruturado, com notas de chocolate, fresco, bons taninos e ótima persistência. 13,5% de álcool. Bom equilíbrio. Pronto para beber. $. YYYY.

Miolo Lote 43 2008

Um pouco mais quente (14% de álcool), ainda necessita de tempo em garrafa para revelar o potencial. Notas de frutas maduras, café e anis. Vinho com taninos firmes, amplo e uma acidez muito presente, formam o conjunto deste vinho. Recomendo beber este vinho daqui a 5-6 anos. Pronto para beber. $. YYY.

Miolo Lote 43 2011

Bela cor, límpido, atraente. Na mala, frutas maduras, café, cassis, notas provenientes da madeira e mais nada. Senti o vinho ainda fechado. Na boca, quente, boa estrutura, taninos presentes e longo. Ainda é uma criança que deve ser guardado por pelo menos 8-10 anos para atingir o seu auge. Pronto para beber. $. YYY.

Infelizmente, ficou faltando a safra 2005, considerada uma das melhores em nosso país.

O grande campeão foi o Lote 43 2004, na opinião da maioria. O que mostra que realmente, estamos diante de um vinho com uma bela capacidade evolutiva. E que por sinal, ainda tem alguns anos pela frente se armazenado perfeitamente.

Sem sombra de dúvidas, estamos diante de um dos melhores vinhos do país. Parabéns a Miolo! Estamos progredindo.

Saúde!
Marcelo Andrade

Anúncios

4 opiniões sobre “Vertical Lote 43

    • Olá, Cristiano!

      Obrigado pela participação.
      Olha, são duas safras complicadas de achar no momento. A 2005 é pior ainda! Só com colecionadores mesmo. Eu ainda tenho outra garrafa do lote 43 2004 que pretendo beber daqui alguns anos. O vinho está ó timo! A melhor safra da degustação.

      Mas infelizmente, não sei onde encontrar! Já tentou na própria Miolo?

      Abs,
      Marcelo

      Curtir

  1. Olá, Marcelo.

    Tenho um Lote 43 safra 2008 que adquirí assim que foi lançado em 2011. Estou pretendendo tomá-lo por esses dias. Achas que o vinho estará em bom estado para consumo mesmo após estes anos?

    Obrigado

    Curtir

    • Prezado Rafael, obrigado pelo seu contato!

      Recentemente fiz uma vertical de Lote 43 – safras 1999, 2002, 2004, 2008 e 2011, se não me engano. E posso afirmar com certeza que a sua garrafa (2008) tem um grande potencial evolutivo. Este vinho ainda poderá ficar guardado por muitos anos… Mas se você quiser bebê-lo, fique a vontade. Tenho certeza que este vinho está maravilhoso!

      Se for possível, me conte depois o resultado da degustação, ok?

      Grande abraço,
      Marcelo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.