Vinho da semana: Crápula 2008

crapula-376925

Neste último final de semana, pude comprovar a qualidade dos vinhos da Bodega Crápula Wines – Jumilla, Espanha. A safra 2008 foi à primeira idealizada por Gabriel Martínez, mostrando todo o seu potencial ao longo desses anos.

O projeto Crápula nasceu há quatro anos entre três enólogos da região: Gabriel Martínez e mais dois amigos. A ideia era desenvolver e comercializar, principalmente, excelentes vinhos da D.O. JUMILLA com qualidade e potencial comercial. Conseguiram!

Em 2008 o projeto saiu do papel com os primeiros rótulos comercializados. Atualmente a bodega é dirigida pelo próprio Gabriel Martínez. Principal responsável.

Os vinhos da Crápula Wines atualmente são reconhecidos e avaliados pelos mais renomados críticos de vinho do mundo: ROBERT PARKER, JANCIS ROBINSON, GUIA PEÑIN, WINE SPECTADOR, DECANTER e outras.

A propriedade conta hoje com uma área de 10 hectares, com vinhas de mais de 50 anos de idade contendo Monastrell e Syrah, plantadas em espaldeira, tipo vaso simples. Em solo arenoso-calcário.

As uvas são transportadas em caixas de 15 quilos até o porão onde são tratadas e separadas as diferentes variedades como Monastrell (casta principal), Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Sempre com uma seleção dos melhores frutos.

Este vinho da safra 2008 com majoritariamente Monastrell, se mostra com um visual denso, escuro; nariz com notas de fumaça, frutas negras, violetas e especiarias. Na boca é rico e macio, com taninos e acidez balanceados. Uma estrutura suficiente para evoluir por 5-7 anos. $$. Beber até 2017.

Atualmente este Crápula evoluiu para o Crápula (etiqueta negra) e Crápula Soul. Todos recomendados!

 
Saúde!

Marcelo Andrade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s